Filo Nematoda
Os nematelmintos são um filo composto por vermes, mas diferente dos outros, esses vermes tem formato cilíndrico e além disso podem transmitir doenças. Exemplos de nematelmintos:
Ascaris lumbricoides, Ancylostoma duodenale, Necator americanus, Wuchereria bancrofti e a Ancylostoma brasiliense.
Características gerais:
- São Triblásticos
- Pseudocelomados
- Possuem tubo digestivo completo
- Protostômios, ou seja, a boca é formada primeiro
- Livres, e sua maioria é parasita
Os nematelmintos possuem uma ampla cavidade cheia de líquido entre o tubo digestivo e a parede corporal.
Serve como “esqueleto hidrostático”, que mantém a forma do animal e proporciona alguma sustentação. O líquido que ocupa a cavidade corporal permite a distribuição de várias substâncias, como nutrientes, resíduos e gases.
Muitos dos nematelmintos se desenvolvem na água e no solo úmido. E é lá que eles podem chegar ao corpo humano.
Veja esse exemplo:
Esse é o ciclo de vida do Ascaris lumbricoides, a tão conhecida "Lombriga". A lombriga causa Ascaridíase, que é quando o verme habita no intestino delgado da pessoa e "rouba" os alimentos e nutrientes consumidos pela pessoa, a pessoa por sua vez elimina os ovos do Ascaris lumbricoides ao meio externo, e se forem consumidos por outra o ciclo recomeça.
Características específicas:
- Digestão – os nematelmintos possuem um tubo digestivo completo, com boca e ânus, permitindo o animal ingerir alimentos que tenham partículas, que são processadas no interior do tubo digestivo.
- Revestimento do corpo – possuem uma epiderme uni-estratificada, isto é, formada por uma única camada de células. Tem uma cutícula espessa e pouco distensível, que nos parasitas, os protege da ação das enzimas digestivas do hospedeiro. Sob a epiderme há uma camada muscular, cujas fibras se dispõem longitudinalmente.
- Sistema nervoso – do tipo ganglionar, é formado por dois cordões longitudinais, um dorsal e outro ventral.
- Sistema excretor – é formado por dois canais longitudinais, dispostos um em cada lado do tubo digestivo.
- Reprodução – na cavidade corporal, alojam-se as gônadas: testículos ou ovários. O sistema reprodutor da lombriga é bastante desenvolvido, podendo produzir milhões de óvulos. Não têm nenhum tipo de cílio e os espermatozoides deslocam-se por movimentos ameboides.
Referencias: planetabiologia.com/filo-nematoda-classificacao-reproducao-exemplos-resumo/
Nenhum comentário:
Postar um comentário