segunda-feira, 13 de julho de 2020

Fisiologia Vegetal


Fisiologia Vegetal

A fisiologia vegetal é uma área da biologia que estuda aspectos da vida dos vegetais, como metabolismo, desenvolvimento e reprodução dos mesmos.Sendo assim, essa área nos explica fenômenos como a fotossíntese, a nutrição, a respiração, os hormônios e a relação das plantas com a água. 



Micronutrientes X Macronutrientes


Micronutrientes são aqueles que o vegetal precisa mas em menor escala, não é tão importante (ex: Ce, Fe,...).


Macronutrientes são aqueles que o vegetal precisa em grande escala para manter o metabolismo (ex: P, K, N,...).Macro e micronutrientes - Fisiologia Vegetal + Química


Absorção

Via Simplástica X Apoplástica 

Via Simplástica é quando a seiva se locomove por dentro das células da planta.

Via Apoplástica é quando a seiva se locomove entre as células da planta.
Nutrição via Raízes - Transporte de Íons
Independente de qual via foi utilizada, o destino sempre é o mesmo: a Estria de Caspary.

Xilema e Floema

No Xilema ocorre o transporte de seiva bruta da raiz da planta até as suas folhas, para que lá ocorra a fotossíntese.

O Floema é o processo em que, após a fotossíntese, a seiva elaborada (com carboidrato) desce das folhas e passa por todo o organismo da planta até chegar na raiz.

Condução   


Mas como que a seiva bruta se locomove até o topo de uma árvore?????????????????????

Simples!!!!!!!!! Ocorre pela ação de dois processos! A capilaridade e a tensão.

Capilaridade X Tensão

A capilaridade é uma característica da água de ser coesa, ou seja, ter moléculas muito presas umas as outras graças as pontes de hidrogênio e terem adesão, se aderindo a superfícies hidrofílicas.

A tensão ocorre por causa da transpiração da planta, em que ela gera um certo vácuo e acaba "puxando" a seiva para o topo da árvore. Igual um canudo.
Condução da seiva do xilema

Fotossíntese X Respiração Celular

Na fotossíntese, os organismos produtores captam a energia luminosa através de moléculas denominadas cloroplastos. Em seguida, essa energia é convertida em energia química e utilizada para a síntese de compostos orgânicos, como as moléculas de glicose. Essa energia química fica armazenada nessas moléculas e é liberada durante o processo de respiração celular.

respiração aeróbica degrada a glicose em três etapas:
  • Glicólise: essa etapa ocorre no hialoplasma da célula. A glicose é decomposta em duas moléculas de ácido pirúvico, produzindo 2 ATPs.
  • Ciclo de Krebs: no Ciclo de Krebs, que acontece na matriz mitocondrial, ocorrem a descarboxilação e a desidrogenação dos compostos orgânicos, e há a síntese de mais 2 ATPs.
  • Cadeia respiratória: por fim, a cadeia respiratória dá-se nas cristas mitocondriais, onde existem as substâncias transportadoras de elétrons. Nesta fase, há síntese de 34 ATPs.Respiração celular: o que é, processo, etapas - Biologia Net


Hormônios vegetais

Os Hormônios vegetais atuam na regulação do desenvolvimento e crescimento de uma planta.Os hormônios atuam em locais específicos, com objetivo de desencadear uma ação. Sendo essa normalmente atuar como "mensageiros químicos" entre células, tecidos e órgãos das plantas superiores.
Existem diversos tipos de hormônios, como exemplo:

a tricolina biologa: hormonios vegetais










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anfíbios

  Anfíbios são animais vertebrados que vivem entre o meio aquático e o ambiente terrestre. Mantêm uma forte vinculação com a água e dela não...