quinta-feira, 12 de março de 2020

Primeira visita a redenção - Metáfita

Na nossa primeira aula no parque da Redenção aprendemos muito sobre o Reino Metáfita, este que é popularmente conhecido como o reino das plantas, árvores e flores.

Utilizaremos de fotos para melhor desenvolvimento.
OBS: algumas fotos são de alunos de outros grupos, porém foi o Enzo Elesbão quem tirou elas, imaginando que os alunos seriam parte do grupo. (fomos traídos).

Primeiro Filo: Briófitas

Usamos os Musgos como exemplo desse Filo.
As Briófitas normalmente vivem em ambientes úmidos e sombreados. Elas são muito pequenas, podendo conter até poucos centímetros de altura. Elas são compostas por 3 estruturas, elas que são: Rizoides, eles prendem a planta no solo e absorvem a água e sais minerais que o mesmo provem, Cauloide, ela não tem uma função específica, corpo da planta que sustenta os Filoides, esses que, fazem a fotossíntese da Briófita.
Por não terem a mesma organização estrutural que os demais Filos do Metáfita, as Briófitas tem ausência de vasos condutores, estes que, transportariam a água pelo organismo. Por essa ausência que as Briófitas vivem em ambientes úmidos, para facilitar a obtenção de água. 
Dentro das Briófitas a água é transportada de célula em célula. Esse processo é muito lento e dificulta o desenvolvimento da planta, por isso que os musgos são tão pequenos.




Segundo Filo: Pteridófitas

Elas, ao contrario das Briófitas, possuem vasos condutores e por isso tem uma estrutura maior.
Elas vivem também, em ambientes úmidos e sombreados, de preferencia e já possuem Raiz, Caule e Folha. Nas Folhas das samambaias é possível notar pontinhos escuros, esses pontos são os Soros. A presença de Soros indica que a Pteridófita está em época de reprodução e neles estão contidos inúmeros esporos. Após o processo de amadurecimento dos Soros, os esporos conditos neles caem no solo, originando novas Pteridófitas.




Terceiro Filo: Gimnospermas 

As Gimnospermas vivem em climas frios ou temperado, igual as Pteridófitas elas são compostas por Raiz, Caule e Folhas. Folhas que podem ser modificadas, sendo assim, chamadas de Estróbilos, eles são responsáveis pela reprodução das Gimnospermas por terem uma semente no seu interior
As sementes das Gimnospermas são consideradas "sementes nuas" por não terem um fruto protetor.


Quarto Filo: Angiospermas
Por último nós vimos as Angiospermas.
Elas são de todo o grupo as mais evoluídas. Elas tem esse posto por possuírem raiz, caule, folha, flor, semente e fruto. Sua maior peculiaridade é, com certeza a presença de flores e frutos. Que atraem insetos para fazer a polimerização e protegem as sementes da planta, respectivamente.
Os frutos servem para além de proteger a semente, espalhar ela pela terra com ajuda dos animais.






Referências: https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos4/briofitas.php
https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos4/pteridofitas.php
https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos4/gimnospermas.php
https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos4/angiospermas.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anfíbios

  Anfíbios são animais vertebrados que vivem entre o meio aquático e o ambiente terrestre. Mantêm uma forte vinculação com a água e dela não...