quinta-feira, 12 de março de 2020

Classificação Biológica - Nomeclatura

Classificação Biológica

A classificação dos seres vivos do nosso planeta é importantíssimo para o estudo da Biologia. Há muito tempo primeiros registros são de que Aristóteles criou um sistema de classificação dos seres, em com seres com sangue e seres sem sangue. Porém o pai da classificação dos seres é Lineu, um Botânico Sueco que em 1735 fez um sistema no qual ele divide os seres em grupos chamados táxons. No seu trabalho ele disse que um grupo maior é chamado de reino e que ele continha outros grupos menores. Ele disse que a ordem era: reino-classe-ordem-gênero e espécie mas hoje em dia foi adicionada duas novas classificações; os filos e as famílias, deixando a ordem: reino-filo-classe-ordem-familia-gênero e espécie.

Espécie é um grupo de organismos semelhantes que, em condições naturais, são capazes de acasalar e produzir descendentes férteis.

Quando diferentes espécies apresentam muitas semelhanças entre si, elas são reunidas em um grupo mais abrangente, formando uma nova categoria, chamada gênero.
São conhecidas, atualmente, por volta de um milhão e setecentas mil espécies de seres vivos. Para nomeá-las, utiliza-se o sistema de nomenclatura criado por Lineu. no qual cada espécie apresenta um nome científico.

De acordo com esse sistema de nomenclatura, que obedece a certas regras, os nomes científicos são formados por duas palavras, em latim. Por esse motivo também é conhecido por sistema binomial.
Duas palavras indicam o nome científico da espécie. A primeira palavra indica o gênero a que
o organismo pertence e deve começar com letra maiúscula. A segunda palavra deve começar com letra minúscula e sempre vir acompanhada da primeira. Os nomes científicos devem aparecer destacados do resto do texto, podendo ser escritos em itálico, em negrito ou grifados.

Quando se conhece apenas o gênero, costuma–se colocar “sp.’ que significa uma “espécie do gênero”, e deve vir sem nenhum destaque (itálico, negrito ou grifo). Por exemplo, leão e tigre podem ser chamados de Panthera sp. De acordo com o sistema natural de classificação de Lineu, um conjunto de diferentes gêneros com organismos que apresentam características em comum são agrupados em outra categoria, mais abrangente, chamada família.

Os gêneros a que pertencem a raposa-do-campo, o graxaim-do-campo e o cachorro-do-mato são semelhantes o suficiente para serem agrupados em uma mesma família, chamada Canidae (do latim canis = cão; e o sufixo idae = relativo à família).

Para Lineu, além das três categorias de classificação já mencionadas – espécie, gênero e família existem outras mais abrangentes: ordem, classe, filo e reino.

A ordem compreende as diferentes famílias que apresentam seres vivos com algumas características em comum. Um panda e uma raposa, por exemplo, pertencem a famílias diferentes, porém se agrupam na mesma ordem: Carnivora (do latim carne = carne; vorare = devorar). Outra ordem de animais é a dos primatas, que inclui, além dos seres humanos, os gorilas, os chimpanzés, os orangotangos e todos os macacos conhecidos, entre outros animais.

A classe reúne as diferentes ordens que apresentam seres vivos com algumas características em comum. Os animais da ordem Carnívora e os animais da ordem dos Primatas pertencem à classe Mammalia (ou mamíferos). Essa classe reúne todos os animais que apresentam, entre outras características, glândulas mamárias (mamas) e pelos distribuídos pela superfície do corpo.

O filo compreende as diferentes classes que apresentam seres vivos com características em comum. Os mamíferos, por exemplo, pertencem ao filo Chordata (Cordados). O reino é a categoria mais abrangente e compreende os diferentes filos que apresentam seres vivos com características em comum. No caso do filo dos Cordados, todos pertencem ao reino Metazoa ou Animal.

Além das categorias propostas por Lineu, utiliza-se hoje uma mais abrangente, que pode agrupar reinos de seres vivos, chamada Domínio. No caso do reino Metazoa, do reino Proctista, do reino Plantae e do reino Fungi, todos pertencem ao domínio Eukarya
Existem outros domínios de seres vivos além do Eukarya. São eles: Eubactéria e Archaea. Neles as classificações seguem o mesmo esquema apresentado aqui para o domínio Eukarya, com apenas algumas variações.


Referências: https://planetabiologia.com/o-que-e-taxonomia-classificacao-taxonomica/
https://www.todabiologia.com/taxonomia.htm
Imagens retiradas do Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anfíbios

  Anfíbios são animais vertebrados que vivem entre o meio aquático e o ambiente terrestre. Mantêm uma forte vinculação com a água e dela não...