quinta-feira, 12 de março de 2020

Bactérias


BACTÉRIAS
As bactérias são formadas por uma única célula (unicelulares), normalmente de 2 a 5 µm de comprimento, e podem ou não formar colônias. Esses organismos possuem material genético disperso no citoplasma, sendo, portanto, denominados de procariontes e pertencem ao Reino Monera.
Alguns desses microrganismos podem causar doenças, muitas delas graves e até podendo causar a morte, porém existem espécies de bactérias, como as fixadoras, que participam do ciclo de nitrogênio e as decompositoras, que fazem parte da cadeia alimentar, além disso, elas tem importância econômica sendo usadas em diversos processos industriais.


ESTRUTURA DAS BACTÉRIAS

Cromossomos- carrega informaçoes genéticas da célula, podendo assim realizar    auto replicaçao cromossomica.

Nucleóide- material genético disperso no citoplasma(DNA citoplasmático).

Parede celular- a parede recobre a membrana, e é ela quem confere alguma forma à bactéria.

Membrana celular- uma camada dupla de fosfolipídios, mas também contem proteínas essenciais auxiliadoras na permeabilidade de nutrientes, na defesa e na produção de energia.

Ribossomos- dispersos no interior da célula, esta estrutura é responsável pela aparência rugosa que a célula tem.

Cápsula- camada que recobre a parede celular, polissacarídica geralmente, mas podem ser proteínadas também. Esta estrutura mantém a célula bacteriana resistente à fagocitose.

Flagelo- responsável pela motilidade da bactéria, está preso à membrana plasmática e é proteinado.

Fímbria ou pili- servem para adesão. Existe ainda um tipo específico de fímbria, a sexual. Esta serve para auxiliar no processo de conjugação, ligando as bactérias para que troquem material genético.

Plasmídeo- proteção contra antibióticos.

REPRODUÇÃO DAS BACTÉRIAS
A reprodução mais comum nas bactérias é assexuada por bipartição ou cissiparidade. Ocorre a duplicação do DNA bacteriano e uma posterior divisão em duas células. As bactérias multiplicam-se por este processo muito rapidamente quando dispõem de condições favoráveis (duplica em 20 minutos).
Algumas espécies de bactérias originam, sob certas condições ambientais, estruturas resistentes denominadas esporos. A célula que origina o esporo se desidrata, forma uma parede grossa e sua atividade metabólica torna-se muito reduzida. Certos esporos são capazes de se manter em estado de dormência por dezenas de anos. Ao encontrar um ambiente adequado, o esporo se reidrata e origina uma bactéria ativa, que passa a se reproduzir por divisão binária.
COLORAÇÃO DE GRAM
Bactérias Gram-Positivas são aquelas que retém o cristal violeta, devida a sua espessa camada de peptidoglicano contida em suas paredes celulares.
Bactérias Gram-Negativas são aquelas que assumem uma coloração avermelhada, pois a camada de peptidoglicano em suas paredes celulares é muito fina.

TIPOS DE BACTÉRIAS








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anfíbios

  Anfíbios são animais vertebrados que vivem entre o meio aquático e o ambiente terrestre. Mantêm uma forte vinculação com a água e dela não...