terça-feira, 15 de setembro de 2020

Exercícios Equinodermos

 1) Os equinodermas estão relacionados com os cordados porque:

a) apresentam endoesqueleto calcário.

b) são protostômios.

c) são deuterostômios.

d) surgiram aproximadamente na mesma época.

e) apresentam epiderme pluriestratificada.

R: C


2. Em relação aos Echinodermata, analise as proposições abaixo e assinale a alternativa correta. 

I) O sistema ambulacrário ou aquífero ou hidro-vascular é exclusivo destes animais.

II) São animais exclusivamente marinhos;

III) São celomadas, deuterostômios, com simetria radial na fase adulta e bilateral na fase de larva e endoesqueleto calcário de origem mesodérmica;

IV) Formam notocorda e tubo neural;

V) Todos os seus representantes apresentam lanterna de Aristóteles para raspar o alimento.


São corretas:

a) todas as alternativas.

b) apenas as alternativas I, II e III.

c) apenas as alternativas I, III e IV .

d) apenas as alternativas II, III, IV e V.

e) apenas as alternativas I, II e V.

R: B


3. Assinale a alternativa que aponta o erro cometido na caracterização do filo Echinodermata: “São animais exclusivamente marinhos, de organização pentarradiada, com larvas de simetria bilateral, esqueleto calcário externo, triblásticos e deuterostômios”.

a) animais exclusivamente marinhos.

b) larvas de simetria bilateral.

c) esqueleto calcário externo.

d) triblásticos.

e) deuterostômios. R: C


4. Os Equinodermos constituem um grupo zoológico anatomicamente diferenciado, com simetria radial pentameral e um esqueleto composto por placas dérmicas fusionadas (ex. ouriços-do-mar) ou não fusionadas (ex. pepinos-do-mar). O sistema hidrovascular, também denominado de ambulacral, é particularmente interessante, pois funciona como um sistema hidráulico, no qual um fluido é bombeado através de um sofisticado conjunto de bolsas e canais.

Nos Equinodermos, as principais funções do sistema hidrovascular são ________ e ________.

a) reprodução / excreção

b) reprodução / alimentação

c) excreção / respiração

d) locomoção / alimentação

e) locomoção / reprodução


5. O IBGE elaborou um mapa que localiza as 238 espécies e subespécies aquáticas em risco de extinção no território brasileiro. O mapa revela que 79 espécies ameaçadas são invertebrados aquáticos, como estrelas e ouriços-do-mar. As outras 159 englobam peixes de água doce e salgada. Segundo o levantamento, São Paulo é o estado com mais espécies em risco de extinção, seguido de Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Bahia. Os principais fatores são: a destruição dos habitats dos animais, a poluição e a pesca indiscriminada. (O IBGE elaborou…., 2009, p.17). Sobre os equinodermos, grupo do qual fazem parte estrelas e ouriços-do-mar, é correto afirmar que

a) a maioria dos indivíduos adultos apresentam simetria bilateral, enquanto as larvas simetria pentarradial.

b) os machos inserem suas gônadas no interior dos ovários das fêmeas realizando, assim, a fecundação interna.

c) os equinodermos são animais exclusivamente marinhos e possuem sistema hidrovascular relacionado com captura de alimento e locomoção.

d) a reprodução desses animais é basicamente assexuada e o desenvolvimento é direto.

e) as estrelas e os ouriços-do-mar são animais estritamente herbívoros, alimentando-se de algas presentes no plâncton.

R: C


6. Os animais podem ou não apresentar simetria. Considere os seguintes animais: planária, esponja, medusa (água-viva), bolacha-da-praia, e estrela do mar.

a) Quais deles apresentam simetria radial? E quais apresentam simetria bilateral?

R: A Planária, a bolacha da praia durante a fase de larva e a estrela do mar nas fases larvais são bilaterais.

A esponja não tem simetria mas pode ser radial, a medusa é radial e a bolacha da praia e a estrela do mar são radiais na fase adulta.

b) Caracterize esses dois tipos de simetria (de o conceito).

R: simetria radial é aquela em que o corpo do animal pode ser dividido em vários planos dispostos em torno de um eixo longitudinal e a simetria bilateral é aquela em que o animal apresenta duas partes semelhantes, sendo dividido apenas por um único plano de simetria.

c) Qual o tipo de simetria dos equinodermos na fase larval e na fase adulta?

R: Na fase larval a simetria é bilateral e na adulta é radial.


7. Usando palavras listadas abaixo, complete corretamente as lacunas do texto abaixo.



R: Nos Echinodermata, filo que inclui animais exclusivamente marinhos como a estrela-do-mar, há um sistema hidrovascular, também denominado de sistema ambulacrário com diversas funções entre elas excreção. O corpo é revestido externamente por uma epiderme ciliada sob a qual situa-se um endoesqueleto de origem mesodérmica.


Subfilo Urchodata

 



SUBFILO UROCHORDATA

 

  Os animais do subfilo Urochordata são encontrados presos a rochas e outros substratos nos mares de todas as regiões do planeta.

Os animais pertencentes ao subfilo Urochordata, também conhecidos como urocordados outunicados, são animais sésseis que vivem presos a rochas ou outros substratos nos oceanos do mundo todo. São animais que apresentam notocorda apenas em sua fase larval e podem ser encontrados vivendo solitários ou em colônias, sendo seus principais representantes as ascídias.

 

Os animais desse subfilo apresentam o corpo revestido por uma túnica constituída por tunicina, substância semelhante à celulose. Na túnica podemos encontrar duas aberturas denominadas sifão inalante e sifão exalante.

Os adultos dos urocordados vivem presos a rochas ou outros substratos

 

No fundo do sifão inalante, também chamado de sifão oral, encontramos a boca do animal – é por essa estrutura que a água do mar penetra no corpo do urocordado. Quando a água é inalada junto com as partículas de alimento, o alimento é retido nas fendas branquiais e encaminhado ao estômago através do endóstilo, para em seguida ser levado ao intestino e depois ao ânus. O ânus nesses animais se abre para uma cavidade chamada de átrio, e é nessa cavidade que todos os excretas são eliminados. Pelo sifão exalante, além desses resíduos, também são eliminados os gametas e a água.

 

Os animais urocordados apresentam sistema circulatório parcialmente aberto, com o coração localizado na parte ventral do corpo, bombeando sangue (hemolinfa) para a faringe, onde é oxigenado nas fendas branquiais e enviado para o restante do corpo. O sistema circulatório desses animais funciona ora em um sentido, ora noutro. Isso ocorre porque o coração bombeia sangue para as fendas branquiais, sendo que, após algumas contrações, o coração para e começa a bombear o sangue no sentido contrário, em direção aos órgãos do corpo.

Na fase larval, os urocordados apresentam a notocorda na cauda, sendo que na fase adulta esses animais apresentam apenas um gânglio cerebral que se localiza entre os dois sifões. Do gânglio cerebral saem diversos nervos para todas as regiões do corpo do animal.

 

Todas as espécies de urocordados apresentam reprodução sexuada, sendo a maioria delas monoica, mas também podemos encontrar espécies que realizam reprodução assexuada por brotamento, originando colônias. Durante a reprodução, os urocordados eliminam seus gametas na água, onde ocorrerá a fecundação. A partir do zigoto, desenvolve-se uma larva livre-natante que, depois de algum tempo nadando pelas águas, fixa-se a um substrato e começa a sua metamorfose, período no qual a cauda e a notocorda desaparecerão.

 


 

Fonte:https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/bioanimal.php

 

Chordata

 

Filo CHORDATA(cordados)

O Filo Chordata compreende indivíduos triblásticos, celomados e deuterostômios. Possuem circulação fechada, tubo digestório completo; tubo nervoso único e oco. Podem apresentar simetria bilateral, crânio e endo esqueleto.

Os cordados possuem algumas características exclusivas, sendo elas: a notocorda(podendo desaparecer no desenvolvimento embrionário), o tubo nervoso dorsal, as fendas faringianas e a cauda musculosa pós-anal(podendo desaparecer na fase embrionária).

Este filo é dividido em três Subfilos: Urochordata, Cephalochordata e Vertebrata. Os dois primeiros são, didaticamente falando, denominados protocordados. Estes não possuem crânio e tampouco vértebras: cordados invertebrados.





Echinodermata

 ESTRUTURA CORPORAL


                Em geral, os equinodermos apresentam simetria bilateral quando larvas, passando a ter simetria pentarradial quando adultos.

                Seus corpos têm uma face aboral e uma oral, sendo que nessa última se localizam os pés ambulacrários, os quais permitem a movimentação e fixação desses animais. Também na face oral está a boca, que na maioria das vezes está em contato com o substrato sobre o qual se apoia. Por outro lado, na face aboral, oposta à anterior, se localiza o ânus.

SISTEMAS

                Como possuem simetria radial, podemos destacar logo de início que os equinodermos não apresentam cefalização e possuem um sistema nervoso rudimentar. Sendo assim, seu sistema nervoso é composto por um anel nervoso em torno da boca e por nervos radiais.

                Seu sistema digestório é unidirecional, com digestão extracelular. Por outro lado, o sistema cardiovascular é reduzido ou ausente, enquanto a respiração é branquial, apesar de algumas espécies não apresentarem sistema respiratório.

                O principal meio de transporte interno é o fluido celomático. As trocas gasosas entre o esse fluido e o ambiente e a eliminação de resíduos se dão por meio de estruturas da superfície do corpo, como os pés ambulacrários, até mesmo porque esses animais não possuem sistema urinário.

                O sistema sensorial não é muito desenvolvido, sendo formado por receptores de luz, tato e substâncias químicas.

SISTEMA AMBULACRÁRIO

                É um sistema hidrovascular, por onde circula água, que é exclusivo desse grupo. Constituído pela placa madrepórica, pela ampola, pelo pé ambulacrário e pelos canais pétreo, anelar e radial. Esse sistema permite que o animal possa aderir-se e, posteriormente, desprender-se de um substrato.

                O sistema ambulacrário atua na locomoção, nas trocas gasosas, na alimentação, na excreção e na recepção de estímulos.

REPRODUÇÃO

                A grande maioria dos equinodermos é dioica, com fecundação externa e desenvolvimento indireto. São capazes de reproduzir-se assexuadamente. Algumas espécies têm grande poder de regeneração.

CLASSIFICAÇÃO

SUBFILO
CLASSE
EXEMPLOS
Crinozoa
Crinoidea
Lírios-do-mar
Asterozoa
Asteroidea
Estrelas-do-mar
Ophiuroidea
Serpentes-do-mar
Echinozoa
Echinoidea
Ouriços-do-mar
Holothuroidea
Pepinos-do-mar

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

COSTA OSORIO, Tereza. Biologia 2. 2ª Edição. São Paulo: Edições SM, 2013

PAULINO, Wilson Roberto. Biologia, volume único. 10ª Edição. São Paulo: Editora Ática S.A., 2009.

Anfíbios

  Anfíbios são animais vertebrados que vivem entre o meio aquático e o ambiente terrestre. Mantêm uma forte vinculação com a água e dela não...